Tecnologia Assistiva é aquela cujo recurso está voltado para a pessoa com deficiência a fim de proporcionar-lhe a possibilidade de desenvolver suas habilidades psicomotoras e incluí-la na sociedade.As imagens abaixo são exemplos de recursos tecnológicos para auxiliar os deficientes em suas atividades...
A utilização e o desenvolvimento de tecnologias em sintonia com a inclusão social dos sujeitos
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Inclusão Tecnológica e Assistiva por Teófilo Galvão Filho
Como a Tecnologia Assistiva inclui o sujeito na sociedade?
'' É sabido que as Tecnologias de Informação e Comunicação vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura, e o acesso a elas, um meio concreto de inclusão e interação no mundo. A chamada "cibercultura" permeia cada vez mais as diferentes realidades da sociedade contemporânea, influenciando e reconfigurando os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Na área da educação da pessoa com deficiência usando as tecnologias, minha área específica de trabalho e pesquisa, essa realidade é ainda mais evidente. Conforme destaca Mary Pat Radabaugh: "Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis" (RADABAUGH, 1993).''
Quem é Teófilo Galvão Filho?
Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Informática na Educação e graduado em Engenharia. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e pesquisador do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/PPGE/UFBA).
http://www.galvaofilho.net/
www.galvaofilho.net
teofilo@galvaofilho.net
teogf@ufba.br
terça-feira, 18 de outubro de 2011
As faces da Tecnologia
Anteriormente à Internet já vivenciamos a construção e a existência de muitas redes técnicas que trouxeram consigo inovações importantes para o mundo das comunicações e do trabalho. A existência de tais redes sempre acontece no cerne de necessidades sociais que caracterizam determinadas épocas da história do indivíduo. Com a ferrovia, a rodovia, a telegrafia, a telefonia e finalmente a teleinformática, a redução do lapso de tempo permitiu instalar uma ponte entre lugares distantes: doravante eles serão virtualmente aproximadas.
O homem primeiro montou sobre a besta de carga,
Depois sobre as carruagens munidas de eixos,
Depois sobre o frágil barco do mastro ambicioso,
Depois, quando foi preciso vencer o escolho, a lâmina
A onda e o furacão, o homem montou sobre a flama,
Ele subia ao mar, ele sobe ao céu .(VICTOR HUGO apud Hetkowski, 1997.)Disponível em :
sábado, 8 de outubro de 2011
O que é Tecnologia da Informação?
''No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis. Como se não bastasse, a evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente...
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.
A Tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade. É, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável.
Escrito por Emerson Alecrim em 24/02/2011. Baseado em artigo substituído publicado em 15/08/2004.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Bem-Vindos!
"A tecnologia digital é a arte de criar necessidades desnecessárias que se tornam absolutamente imprescindíveis." (Joelmir Beting)
Assinar:
Postagens (Atom)